Programação de Paracatu

Seminário Legislativo
Pobreza e Desigualdade
Encontro Regional Noroeste de Minas
19/SET/2011

Local: Câmara Municipal de Paracatu- Praça JK, n 449 - Centro - Paracatu

Índice de pobreza no Noroeste preocupa participantes
na abertura do encontro regional de Paracatu

seminario_paracatuO contraponto entre a baixa densidade demográfica e os altos índices de pobreza da região Noroeste foram os principais aspectos destacados pelos participantes do 5º encontro regional do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, na manhã do dia 19/9/11, em Paracatu. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), não pôde comparecer, mas enviou seu discurso. Ele destacou os indicadores econômicos e sociais da região e do Estado e a importância do evento, que busca propostas para erradicar a pobreza e a desigualdade social em Minas Gerais. "Não podemos ficar de braços cruzados, não podemos nos conformar", afirmou.

No Noroeste de Minas, onde se concentra a menor parcela da população do Estado, mais de 66 mil de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza, com rendimentos de até R$ 140,00 por mês e 24 mil vivem sem rendimentos ou com até R$ 70,00 por mês, considerados de extrema pobreza. Os indicadores sociais também são considerados ruins: apenas 29,2% da população tem acesso à disposição adequada do lixo e 70,7% à rede de esgoto. Em Minas Gerais, a pobreza atinge cerca de 900 mil pessoas.

Para combater a pobreza da região, o prefeito de Paracatu, Vasco Praça Filho, sugeriu maior aproximação entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e as prefeituras municipais. Ele elogiou os avanços sociais do governo federal, mas reclamou que ainda é necessário melhor infraestrutura nos assentamentos como escolas e estradas. "Em Paracatu há mais de mil famílias assentadas que precisam de apoio, pois as distâncias são muito grandes aqui no Noroeste", explicou. Acesse as reportagens: Texto  -  Fotos  -  Áudio

Encontro aprova 11 novas propostas para combater a pobreza

Onze novas propostas para erradicação da pobreza e da desigualdade social em Minas Gerais foram apresentadas em Paracatu (Noroeste). Também foram apresentadas algumas sugestões de mudanças no documento oficial do seminário, que contém 90 propostas, 45 em cada um dos dois eixos debatidos: desenvolvimento econômico sustentável e desenvolvimento social. O seminário é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com mais de 80 instituições.

No grupo 1, que analisou o desenvolvimento econômico, três propostas se destacaram. A primeira sugere a inclusão dos assentados pela reforma agrária em todas as outras sugestões de apoio e benefício previsto para o estímulo dos produtores rurais, uma preocupação também apresentada pelo Grupo 2 e pelo prefeito da cidade, Vasco Praça Filho.

A outra proposta prevê que a cota estadual da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), um tipo de royaltie do minério, seja aplicado nos municípios de origem para desenvolver novas fontes de produção. O objetivo é garantir a sustentabilidade do município onde há exploração de minérios, após o fim do recurso.

Também foi sugerida a efetivação do corredor de transporte ferroviário entre Pirapora e Unaí. A ferrovia já existe, mas é subutilizada e a intenção é modernizá-la e equipá-la para facilitar o escoamento da produção da região. Leia mais »

Conheça a programação:

8 horas – Abertura Oficial

Deputado Dinis Pinheiro (PSDB) – Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Vasco Praça Filho – Prefeito Municipal de Paracatu
João Jesus Macedo – Presidente da Câmara Municipal de Paracatu

9 horas – Exposições 

Dimensão da pobreza e das desigualdades sociais e regionais

10 horas – Grupos de Trabalho

GRUPO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Tema 1: Promoção e Proteção Social
Tema 2: Educação e Cultura
Tema 3: Saúde e Qualidade de Vida

GRUPO 2 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL
Tema 4: Produção e Trabalho
Tema 5: Infraestrutura, Rede de Serviços e Circulação
Tema 6: Ciência, Tecnologia e Inovação

12 horas – Almoço

13h30 – Continuação dos Grupos de Trabalho

16h30 – Plenária

Breve relato do trabalho dos grupos e apresentação dos representantes regionais eleitos nos grupos

17h30 – Encerramento

Apoio:
Câmara Municipal de Paracatu

Voltar à página geral da programação