Programação de Teófilo Otoni

Fórum Técnico
Segurança nas Escolas - Por uma Cultura de Paz
Encontro Regional Jequitinhonha/Mucuri
/SET/2011
Local: 19º Batalhão de Polícia Militar
Rua Helmufh Newmann, 100 - Bairro São Jacinto - Teófilo Otoni-MG

Teófilo Otoni defende espaços democráticos e
enfrentamento conjunto contra a violência

forum_teofiloGestores estaduais e municipais, educadores, especialistas, autoridades, alunos, pais e cidadãos foram unânimes ao afirmar que a questão da segurança nas escolas é de responsabilidade de todos. A conclusão se deu após os debates do último encontro regional do Fórum Técnico Segurança nas Escolas - por uma cultura de paz, realizado em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), nesta quinta-feira (1º/9/11).

Para isso, é preciso fortalecer os canais de diálogo e os espaços democráticos que melhorem a relação professor/aluno e atraia a comuidade para dentro da escola. "Precisamos trocar os muros por cercas, para que a socidade se aproxime", disse o mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor do Departamento Interdisciplinar de Ciências Básicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Rodrigo Ednilson de Jesus, para acrescentar:

- A mídia destaca apenas a violência causada pelos estudantes. Com isso, leva a opinião pública a interpretar que a solução passa pelo aumento do policiamento nas escolas e a instalação de detectores de metal e câmeras de segurança. Outras situações de violência ficam intocadas. A falta de diálogo democrático entre professores, alunos e instituição escolar, a segregação, a discriminação, o bulliyng e a intolerância não são trazidos ao debate", lamentou. Veja a cobertura » e veja mais fotos.

Conheça a programação:

8 horas – Abertura Oficial

Deputado Dinis Pinheiro – Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Maria José Haueisen Freire – Prefeita Municipal de Teófilo Otôni
Northon Neiva Diamantino – Presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otôni
Deputado Lafayette Andrada – Secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais
Ana Lúcia de Almeida Gazzola - Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais
Representante dos Professores
Representante dos Pais
Representante dos Alunos

8h30 – Exposições

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: POR UMA CULTURA DE PAZ
Rodrigo Ednilson de Jesus – Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais; Professor do Departamento Interdisciplinar de Ciências Básicas da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

EXPERIÊNCIAS NA PREVENÇÃO E NO COMBATE À VIOLÊNCIA ESCOLAR
Projeto Popi - Polícia de Proteção Integral
Sandro Lúcio da Fonseca – Coronel da Reserva, ex-comandante da 15ª Região de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais
Representante da área de educação

10 horas– Grupos de Trabalho

Grupo 1 - Violência no ambiente escolar
Segregação, discriminação e falta de convívio na diversidade; transtornos comportamentais; inversões de valores; bullying; profissionais da educação e a violência; drogas (consumo e tráfico) lícitas e ilícitas no ambiente escolar; influência do ambiente social na comunidade escolar.

Grupo 2 - Integração de ações e programas
Interface da educação com a assistência social, a cultura, a saúde, a defesa social, o esporte, os conselhos tutelares e os conselhos municipais de educação; o Estatuto da Criança e do Adolescente (medidas de proteção e medidas socioeducativas), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o processo educacional.

Grupo 3 - Prevenção e combate à violência escolar
Políticas e programas de segurança pública para a escola; educação inclusiva; protagonismo infanto-juvenil; educação integral (inclusão de valores humanos no processo educacional); escola em tempo integral; transformação dos espaços físicos da escola; integração da escola com a comunidade (associações, sindicatos, igrejas, movimentos sociais, escotismo, ONG’s, etc); o papel da mídia (imprensa escrita, rádio, TV e internet) na difusão da cultura da paz; o papel da família; valorização dos profissionais da educação e formação específica e continuada para lidar com problemas de violência na escola.

12 horas – Intervalo

14 horas – Reinício dos Grupos de Trabalho

15h30 – Plenária Final
Apresentação do relatório dos grupos de trabalho; eleição dos representantes da região para a etapa final do fórum técnico em Belo Horizonte

18 horas – Encerramento

Apoio:
Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni
19º Batalhão de Polícia Militar

Voltar à página geral da programação