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Fórum Técnico Segurança nas Escolas - Por uma Cultura de Paz
Encontro Regional da Região Metropolitana de Belo Horizonte
22/AGO/2011
Local: Teatro Municipal de Contagem
Praça Silviano Brandão, s/nº - Contagem
A busca de uma solução pedagógica para a violência que ocorre no ambiente escolar foi defendida pela professora de Antropologia Urbana, Comunicação e Educação da PUCMinas, Sandra de Fátima Pereira Tosta. Ela fez uma exposição sobre o tema "Segurança nas escolas: por uma cultura de paz", durante o encontro regional do fórum técnico sobre o mesmo tema, em Contagem, nesta segunda-feira (22/8/11).
De acordo com a expositora, que é mestre em Educação e doutora em Antropologia Social, a violência escolar é, antes de tudo, uma questão pedagógica, porque diz respeito à formação do cidadão. Ela argumentou que há muita confusão entre violência, que seria a negação da possibilidade de diálogo e da ação do outro, e indisciplina, entendida como desordem, como atitudes que desfavorecem o clima de aprendizagem. "A ação precisa ser pedagógica e não policial", afirmou. Para ela, a ajuda policial é essencial nos momentos de crise, mas os professores não podem abrir mão de seu papel de educadores.
Bullying - A pesquisadora também provocou a reflexão da plateia sobre o bullying. "Será que qualquer gozação deve ser considerada bullying? Em alguns casos, não seriam estratégias dos alunos para criar uma identidade?", questionou. Ela explicou que o bullying é o desejo consciente de vitimar uma pessoa de forma repetida, recorrente, causando tensão.
Sandra Tosta acredita que, para entender melhor o que se passa com os alunos e compreender seus comportamentos, os professores precisam estar mais perto deles, conhecê-los e manter um diálogo aberto com os estudantes.
A pesquisadora também defendeu a valorização do profissional da educação. Ela considera que não dá para pensar em violência no ambiente escolar sem pensar no profissional da área. E apontou o abandono dos cursos de formação para a carreira de professor, o não acolhimento e o adoecimento dos profissionais, sinais da violência sofrida por eles. "É difícil encontrar profissional que tenha autoestima tão baixa quanto a do professor", observou. Leia mais e veja mais fotos »
E veja também: Autoridades defendem articulação contra violência
Conheça a programação:
8 horas – Abertura oficial
Deputado Dinis Pinheiro – Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Marília Campos – Prefeita Municipal de Contagem
Irineu Inácio da Silva – Presidente da Câmara Municipal de Contagem
Deputado Lafayette Andrada – Secretário de Estado de Defesa Social
Ana Lúcia de Almeida Gazzola – Secretária de Estado de Educação
Representante dos professores
Representante dos pais
Representante dos alunos
8h30 – Exposições
SEGURANÇA NAS ESCOLAS: POR UMA CULTURA DE PAZ
Sandra de Fátima Pereira Tosta – Graduada em Comunicação Social, Mestre em Educação pela UFMG e Doutora em Antropologia Social pela USP; Professora titular da PUC Minas nas áreas de Antropologia Urbana, Comunicação e Educação
Soraia Pinto Sena – Psicóloga, Mestre e doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG
EXPERIÊNCIAS NA PREVENÇÃO E NO COMBATE À VIOLÊNCIA ESCOLAR
Projeto Mediar
Adriana Maria da Costa – Antropóloga, Mestre e doutoranda em Sociologia pela UFMG; Investigadora de Polícia e Gerente Metodológica e de Monitoramento dos Projetos de Polícia Comunitária e MEDIAR da Polícia Civil de Minas Gerais
Prevenção à Criminalidade e Participação Social
Alexandro Martins – Gestor Social do Centro de Prevenção à Criminalidade de Contagem
10 horas – GRUPOS DE TRABALHO
Grupo 1 – Violência no ambiente escolar
Segregação, discriminação e falta de convívio na diversidade; transtornos comportamentais; inversões de valores; bullying; profissionais da educação e a violência; drogas (consumo e tráfico) lícitas e ilícitas no ambiente escolar; influência do ambiente social na comunidade escolar.
Grupo 2 – Integração de ações e programas
Interface da educação com a assistência social, a cultura, a saúde, a defesa social, o esporte, os conselhos tutelares e os conselhos municipais de educação; o Estatuto da Criança e do Adolescente (medidas de proteção e medidas socioeducativas), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o processo educacional.
Grupo 3 – Prevenção e combate à violência escolar
Políticas e programas de segurança pública para a escola; educação inclusiva; protagonismo infantojuvenil; educação integral (inclusão de valores humanos no processo educacional); escola em tempo integral; transformação dos espaços físicos da escola; integração da escola com a comunidade (associações, sindicatos, igrejas, movimentos sociais, escotismo, ONGs, etc); o papel da mídia (imprensa escrita, rádio, TV e internet) na difusão da cultura da paz; o papel da família; valorização dos profissionais da educação e formação específica e continuada para lidar com problemas de violência na escola.
12 horas – Intervalo
14 horas – Reinício dos grupos de trabalho
15h30 – Plenária final
Apresentação do relatório dos grupos de trabalho; eleição dos representantes da região para a etapa final do fórum técnico em Belo Horizonte.
18 horas – Encerramento
Apoio:
Prefeitura Municipal de Contagem