Oficinas

Nas oficinas do Expresso Cidadania, os estudantes podem mostrar sua criatividade em atividades de texto, imagem, som e corpo, a partir de reflexões sobre o papel de cada um nas decisões políticas em sua comunidade. A produção de cada grupo poderá ser feita por ferramentas de divulgação disponíveis na internet, como o site de compartilhamento de vídeo YouTube.

Além disso, é possível integrar os trabalhos desenvolvidos pelas oficinas. Os vídeos da oficina de imagem, por exemplo, podem ganhar uma trilha sonora exclusiva produzida pela turma da oficina de som. Ou o pessoal do teatro pode aproveitar um poema criado na oficina de texto, e assim por diante.

Saiba mais sobre as oficinas:

Palavra

Tem o objetivo de incentivar a elaboração de textos políticos e o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o tema do Expresso Cidadania, utilizando como fonte as mídias oficial e comercial, a classe política e o imaginário popular. Os jovens deverão produzir qualquer tipo de documento de conteúdo político: letra de música, notícia, denúncia, projeto de lei, discurso, panfleto.

 

 

Imagem

Tem o objetivo de incentivar os jovens a transmitirem mensagens, ideias e opiniões utilizando a fotografia e o vídeo. O conteúdo das produções deverá ser relacionado ao tema do Expresso Cidadania, com base nas palestras e na esquete teatral da programação. Com duração de uma hora, a oficina vai fornecer aos estudantes o equipamento necessário: celulares, computadores, TV e DVD, entre outros.

 

 

Som

Os alunos serão estimulados a se expressar por meio de sons: uma trilha, uma harmonia musical ou mesmo uma sequência livre de ritmos e melodias. A oficina terá um revestimento acústico especial e cada produção será transformada em um arquivo MP3 para ser colocado na internet.

 

 

Corpo

Tem o objetivo de mostrar a importância da expressão corporal e vocal na construção do discurso político. Após um breve exercício para “quebrar o gelo”, coordenado pelo monitor, os estudantes poderão se expressar por meio de esculturas humanas ou do teatro, por exemplo.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Veja também

  • Escola do Legislativo
  • Parlamento Jovem de Minas