O que é

Expresso Cidadania é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que estimula a participação política dos jovens, por meio do cadastramento eleitoral; e o exercício consciente do voto, incluindo ações na Capital e no interior do Estado. O projeto teve edições em 2008 e em 2010.

 

Conheça a cartilha do Expresso

Quais são seus objetivos?
- Estimular a participação política.
- Promover o cadastramento eleitoral e incentivar o voto na faixa etária em que ele é facultativo.
- Difundir o tema da cidadania e da participação política nas escolas.
- Promover a aproximação entre as instituições públicas e a sociedade.

Quem participa?
- Estudantes entre 16 e 17 anos da rede pública de ensino médio de Minas Gerais, participantes do Programa de Educação Afetivo-Sexual (Peas). Este programa integra um sistema de protagonismo juvenil coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).
- Aqui, no Expresso Cidadania Virtual, todos poderão participar por meio de enquetes, publicação de fotos e vídeos, redes sociais.

Mapa da Montagem do Expresso

O que acontece?
Os eventos do Expresso Cidadania acontecem na Capital e no interior, com duas horas de duração.

Na primeira etapa, todos os estudantes participam de palestras sobre participação política, voto consciente, democracia e temas afins, seguidas de uma apresentação teatral com o mesmo assunto.

Na segunda etapa, os estudantes são divididos em grupos e participam de atividades simultâneas:
- Cadastramento eleitoral: o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) emite o título de eleitor na hora.

- Caleidoscópio: o objetivo desta atividade é motivar o uso da urna eletrônica e a reflexão dos jovens sobre a participação na política e o voto consciente. Utilizando recursos multimídia, os participantes recebem informações sobre um tema, que é debatido durante alguns minutos, e depois acontece a votação. O tema central de 2012 é “Drogas - políticas de enfrentamento ao crack”.

- Oficinas: o estudante tem a oportunidade de se expressar usando recursos como som, imagem, texto e expressão corporal. Os alunos são orientados e acompanhados por monitores.